Neoterapias

A ausência ou dificuldade de ter orgasmo (também chamado de anorgasmia) após a estimulação sexual, é a queixa mais comum nos consultórios ginecológicos e atinge mais da metade das mulheres de todas as idades com vida sexual ativa. Mas ter dificuldade em ter um orgasmo ou não tê-lo não significa que a mulher não sinta desejo, excitação e desfrute do prazer sexual durante as experiências sexuais.

Porém não ter orgasmo ao longo do tempo pode levar a mulher a uma inibição do desejo sexual e falta de interesse pelas relações sexuais.

Ter dificuldade para atingir o orgasmo e não sentir prazer algum não é normal. É preciso buscar ajuda especializada.

O orgasmo acontece no auge da excitação sexual, com ou sem um parceiro. Ocorre através da estimulação do clitóris ou Ponto G.

É uma reação complexa que depende de muitos fatores de ordem física, emocional e psicológica.

Algumas doenças e medicamentos podem interferir na resposta orgástica e prazer sexual da mulher, mas as causas mais comuns estão relacionadas, com crenças, tabus, educação repressora, trauma ou violência sexual, falta de intimidade com o parceiro, falta de habilidade sexual do parceiro. Situações como stress, preocupações, cansaço físico também podem dificultar a chegada ao orgasmo.

É preciso investigar em que situações a dificuldade ocorre é fundamental para o sucesso do tratamento.

Se a mulher nunca experimentou um orgasmo, se já experimentou e um determinado momento da vida deixou de ter, se ocorre somente em determinadas circunstâncias ou com determinados parceiros, se a dificuldade está associada à ausência de prazer sexual, se é ausência do orgasmo vaginal, clitoriano ou ambos, se consegue ter o orgasmo através da masturbação.

Durante o orgasmo os músculos vaginais contraem-se com força e ritmicamente. Quanto mais fortes estiverem estes músculos, mais facilmente a mulher chega lá e mais intensa será a sensação de prazer.

Através de um treinamento específico para está região é possível desenvolver a força, resistência e coordenação motora destes músculos.

Rakel Neumann

Fisioterapeuta em Urologia e Sexualidade

    Telefone
    +55 47 3268-0585
    +55 47 99684-6202